Audiência pública discute instalação do IFC
Uma audiência pública realizada no início da noite desta terça-feira (25), no salão nobre da prefeitura, reuniu a comunidade brusquense para debater os possíveis cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, que está sendo implantado em Brusque. O evento contou com o reitor da instituição, Francisco Sobral, o diretor do IFC Brusque, Antônio Alair D. Raitani Júnior, autoridade municipais e grande presença da comunidade.
Na conversa com os participantes, ficou esclarecido que os cursos ofertados chegam para complementar com os que já têm ofertados nas instituições da cidade, de modo a não criar concorrência e, sim, suprir as necessidades dos arranjos produtivos locais - APL, tudo com base em estudos e com o apoio da comunidade.
A intenção, de início, é atender 1200 alunos; o prédio vai ter 6000 m², desses 450 m² são para laboratórios. Vai contar também com refeitório, teatro/sala de convenção e demais dependências.
Com a grande participação do público, surgiram algumas propostas de áreas , cursos técnicos e de aperfeiçoamento para o IFC Brusque:
Técnico em polímeros / plásticos
Formação para as séries iniciais / magistério
Licenciaturas: matemática, física, química e artes
Tecnologias relacionadas à área da informática
Capacitação para empregadas domésticas
Técnico em edificação predial
Capacitação/ formação para o turismo de pronta entrega
Formação profissional para ensaios e testes para a construção civil
Designer de moda
Atendente para consultório odontológico
Gestão pública
Especialistas para a área de desastres ambientais
Profissionais para obras de infraestrutura
Cuidador de idosos
Cosmetologia / Massoterapia
Produção do vestuário
Segurança do trabalho
Mobilidade / trânsito
Elétrica e eletrotécnica